Pelicano

 

 

 Família: PELECANIDADE

Género: Pelecanus

Espécie: Pelecanus onocrotalus

 

Senhores do ar e da água, os pelicanos contam-se entre as maiores aves voadoras do mundo, chegando a pesar 14 kg, a medir 1,80 metros de comprimento e a alcançar quase 3 metros de envergadura.

Estas grandes aves são dotadas de um voo poderoso, graças ao grande desenvolvimento de sacos aéreos. Voam tal como as garças com o pescoço dobrado, a colocar a cabeça para trás, entre os ombros, e podem subir a grande altura, descrevendo círculos durante mito tempo, aproveitando as correntes térmicas.

Apresentam uma plumagem branca, com um ligeiro sombreado róseo no corpo, têm as rémiges primárias negras, a face e o bico amarelos, as patas rosadas. Os olhos, pequenos e providos de uma íris vermelha, estão situados muito perto da base do bico, permitindo aos seus possuidores ver abaixo da superfície da água por pouco que mergulhem a cabeça.

 

 

Segundo LUCHANSKY, 1998,o pelicano-branco encontra-se em Angola, ao longo da costa e em rios e lagoas do interior,tanto para dentro como na província do Moxico, mas parece mais comum no vale do Cunene, (PINTO, 1983). É uma espécie que consta da lista vermelha, (SIMMONS, BRABY & BRABY, 1993).