Corvo-marinho-de-peito-branco

 

 

Família: Phalacrocoracidae
Género: Phalacrocorax
Espécie: P.carbo
 
 

   

O corvo-marinho-de-peito-branco é uma espécie relativamente comum ao longo da costa Angolana, ocorrendo também em lagoas do litoral.

É uma ave de hábitos solitários, mas pode ser encontrada em grandes bandos em zonas ricas em alimento.

Esta ave, observa-se frequentemente pousada nos bancos de areia ou nas árvores dos mangais, quer flutuando na água ou voando em voo remado.

O corvo-marinho-de-faces-brancas alimenta-se principalmente de peixes que pesca em mergulho, consumindo também anfíbios, crustáceos e moluscos.

Após cada período de pesca, como todos os corvos-marinhos, descansa com as asas abertas ao sol de modo a secar as penas, que não são impermeáveis.

 

 

 

A época de reprodução decorre em alturas variáveis do ano, consoante a localização geográfica das populações. Os corvos-marinhos nidificam em colónias de centenas de casais, em locais que podem ser reaproveitados de ano para ano.

Ao fim de algumas estações, as colónias ficam cobertas de guano, que pode ser explorado comercialmente como fertilizante.

O ninho é pouco elaborado, construido com ramos em árvores perto de água, penhascos ou directamente no solo. Cada postura contém em média 3 a 4 ovos alongados de cor branca-esverdeada. A incubação é feita por ambos os membros do casal ao longo de 27 a 28 dias. Os juvenis recebem cuidados parentais dos dois progenitores durante cerca de dois meses.